Ética Ambiental / Colônia Witmarsum / Cultura / Jugendland

a montanha encantada Jugendland

Entre as muitas maravilhas de Witmarsum, existe uma em especial que se destaca pelo seu valor ambiental e pelas suas belezas cênicas. Este lugar é carinhosamente chamado de Jugendland (Terra da Juventude) e aqueles que por lá passam nos contam sempre belas histórias.

Foto: Rafaelle Mendes

Jugendland

De acordo com alguns moradores da Colônia Witmarsum, a AIMB (Associação de Igrejas Menonitas no Brasil) recebeu uma doação, que seria posteriormente destinado a compra de um lugar para a Igreja Evangélica Menonita de Witmarsum criar um centro de retiros para os jovens.

Nesta mesma época Johann Thiessen, antigo proprietário do Jugendland, e que não via utilidade como fonte de renda para a área devido ao lugar ser em grande parte coberto por uma  floresta, e outra de campos nativos de difícil acesso impossibilitando as atividades agrícola e pecuária, resolveu por a venda para que mais tarde a Igreja pudesse comprar a área.

A aquisição do terreno pela Igreja já serviu de berço para várias atividades lúdicas que até resultaram na Bioconstrução de um Galpão pelos Jovens Menonitas sendo utilizado para reuniões e encontros. Com o tempo esta Bioconstrução se biodesconstruiu e hoje em dia existem apenas algumas  trilhas que foram se formando e são usadas para contemplação da natureza.

Muitas propostas já surgiram para que o Jugendland pudesse ser resgatado da melhor maneira possível pela Igreja. Mas nenhuma saiu do papel até agora e esse encantador lugar atualmente encontra-se abandonado, sofre degradação e vandalismo, e necessita urgentemente de políticas éticas ambientais favoráveis a sua utilização.

Foi então que surgiu a idéia de criar um marco ambiental para toda a comunidade. Este espaço teria o objetivo de proteger o lugar das atividades agricolas da região de entorno, preservar a fauna e flora, recuperar a área que encontra-se ameaçada pelo reflorestamento de pinus e conservar este patrimônio natural que é extremamente importante para biodiversidade e ecossistemas que se encontram na região. Além é claro, de atividades de Ecoturismo, de educação ambiental e pesquisa científica.

(Imagem Google Earth é bem visível as atividades agricolas da área de entorno)

Advertisements

3 thoughts on “a montanha encantada Jugendland

  1. Queria saber quem votou contra a criação do centro. Respeito a opinião, mas ser contra a um projeto como esse é ser contra a valorização da cultura e das tradições da comunidade, além de ser contra a conscientização para a preservação ambiental de Wit. Abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s