Consciência / Consumo Consciente / Sustentabilidade

Secadora de Frutas e Ervas

Armazenar alimento sem utilizar toda a parafernalha química é possível, é simples e barato. Isso pode ser feito através de geléias, conservas, compotas ou através da desidratação. Demonstraremos agora o passo a passo de um projeto de secadora elaborado no decorrer dos últimos dias.

Entendendo o conceito: Antes de iniciar a empreitada é importante saber o que estamos fazendo e porque estamos fazendo. Se entendemos o conceito que está por trás de um projeto estamos aptos a fazer as adaptações necessárias levando em conta os recursos que temos. O princípio é bem simples: Uma caixa retangular não muito alta(para evitar sombras desnecessárias) inclinada para o lado norte onde pegará sol o dia todo, com duas aberturas para a circulação de ar, essas aberturas(protegidas por tela para não entrarem insetos) devem estar uma na parte baixa, e outra na parte mais alta possibilitando assim a circulação do ar(ar frio e seco entra por baixo e o ar quente e úmido saí por cima levando a água que sai das frutas ou das ervas). A parte de cima deve ser de vidro para que os raios solares possam entrar, a parte interna deve ser, preferencialmente, de algum material refratário, e a parte de fora da caixa pode ser pintada de preto para absorver o calor externo e manter a caixa ainda mais quente.

O projeto: Fizemos nossa pesquisa, encontramos na internet vários projetos de secadoras, o custo? Em média R$ 200,00. Quanto nós decidimos admitir como custo no nosso projeto? R$ 0,00. E é aí que sentimos como é importante entender como funciona a secadora para poder adaptar um projeto para a nossa realidade. Material necessário: O material que você tiver, materiais diversos que você encontrou no lixo, criatividade e paciência para fazer e refazer o projeto quantas vezes for necessário.

Apresentação passo a passo:

Reutilizando tela de mosquitos descartada

Limpando aquário quebrado

Utilizando adesivos(sobras de campanha eleitoral) para prender as chapas de aço descartadas por uma empresa de eletrodomésticos.

Denis cortando câmera de um pneu velho para servir de dobradiça da porta.

Nada como a experiência de nossos pais para resolver dificuldades técnicas. Tela sendo preparada para ficar no fundo da secadora, assim o alimento seca por igual e não estraga pelo contato direto com o fundo.

Tela do fundo presa com restos de madeira, resolvendo assim a dificuldade de fixar a tela esticada no fundo do aquário.

Em destaque, uma das aberturas para circulação de ar vistas por dentro.

Vista lateral, as duas aberturas de ar prontas e lona preta para aproveitar também o sol incidente na parte externa.

Porta feita com a dobradiça de pneu.

Já no sol, fazendo os primeiros testes.

Primeiros resultados.

Parecer: Os primeiros testes foram muito além das expectativas, em menos de duas horas obtivemos hortelã, erva doce e tomilho perfeitamente desidratados. Infelizmente o termometro que usamos para medir a temperatura alcançada só era graduado até 50 graus e não foi o suficiente. Bem quentinho hein?

Os alimentos perderam muito menos cheiro e sabor do que os mesmos secados em forno convencional.

Em resumo: Sucesso

Projeto desenvolvido por Daniel Philippsen e Ricardo Philippsen com as inestimáveis participações especiais de Denis Warkentin e Heinz Egon Philippsen.



Advertisements

3 thoughts on “Secadora de Frutas e Ervas

  1. Muito bom! Com a energia coletiva e uma pitada de criatividade vocês tranformam coisas que já não se usavam mais (que normalmente as pessoas jogam fora) em coisas novas e ao mesmo tempo de grande utilidade, que é o caso da secadora. Valeu pela inspiração!

  2. Oi, gostei muito da idéia de secar ervas e frutas em casa, além de que assim elas não perdem seus poderes nos rituais paganistas, já que quanto menos industrializados forem, melhor.
    Obrigada e parabéns pelos textos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s