Agroecologia / Biodiversidade / Sementes Crioulas

Agrobiodiversidade é a porta de entrada para a agroecologia em Witmarsum

Para fazer frente a situação do uso indiscriminado dos transgênicos nestas terras de Deus, o Coletivo Biowit entende a importância de utilizar sementes crioulas e valorizar culturalmente a agrobiodiversidade das famílias agricultoras da nossa região dos campos gerais que ainda resistem ao uso de sementes modificadas genéticamente.

Lutando contra essa ameaça, a AS-PTA promoveu nos dias 19, 20 e 21 de Agosto o 23 Seminário Regional de Agrobiodiversidade no município de São João do Trinfo/PR e eu o Ricardo e o Daniel acompanhamos o evento juntamente com nossos anfitriões Jopa e Carla que nos receberam de braços abertos na estação Jaguatirica.

Não posso negar que nosso interesse estava voltado para o último dia que foi a feira de sementes crioulas e, é claro que investimos todo recurso financeiro disponível na compra de uma infinidade de sementes. Além disso, compramos 60 mudas de erva-mate pensando nas agroflorestas que estamos iniciando em Witmarsum e Primavera, mas também, em todo chimarrão livre de veneno que vamos tomar com os amigos.

 …

Se você se interessou pela notícia, entre em contato, pois temos algumas sementes crioulas para trocar.

Advertisements

7 thoughts on “Agrobiodiversidade é a porta de entrada para a agroecologia em Witmarsum

  1. Tenho acompanhado o trabalho de voces e admiro a seriedade e competencia com que o dirigem. Graças a Deus existem pessoas que conseguem enxergar com um pouco de lucidez, não se deixando levar pela onda de “progresso” e “modernidade” que as Monsantos e as mídias da vida tentam nos impingir.Se me permitem, gostaria de sugerir a leitura da obra BÚSSOLA ESPIRITUAL de SATISH KUMAR editora PENSAMENTO. Apesar do nome, é um livro notável, e que tem tudo a ver com os princípios que voces preconizam.
    Abraços e obrigado por voces existirem.

    • Obrigado pelas palavras e pela sugestão de leitura, com toda certeza vamos folhar este livro.
      Abraços

  2. Tanto sementes quanto mudas já estão sendo devida e consorciadamente plantadas por aí.
    E quem sabe se um dia não chegamos ao ponto de fazer uma feira dessas por aqui? Sonhar pode não pode?

  3. É muito bom estar aprendendo sobre a necessidade de se desenvolver uma genética saudável por meios de cultivo natural. Vejo com nosso amigo Felipão, que tem desenvolvido um trabalho fantástico com galinhas de diversas raças, uma possibilidade de grande diversidade alimentos orgânicos. A adaptabilidade dessas especies, tanto vegetais quanto animais, permitem que possam ser introduzidos em qualquer sistema natural, mesmo degradados, sem a intensa e insana interferência do homem, como o de costume nos meios de produção atual.

  4. gostaria de receber sementes crioulas para preserva-las…sou agricultor familiar e acadêmico em biologia….sds.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s