Ética Ambiental / Colônia Witmarsum / Consumo Consciente / Cultura / Educação / Equilibrio / Meio Ambiente / Preservação / Sustentabilidade

5 atitudes que querem te inspirar

Acho que já escrevi isso, ou pelo menos contei por aí, que quando eu tinha 17 pra 18 anos acreditava que tinha toda energia do universo comigo e que bastava um pouco de empenho da minha parte e boa-vontade dos outros e eu mudaria todo o mundo. Normal…
Mas com o tempo vieram os 20 e poucos anos e as ilusões começaram a pipocar por todos os lados. Normal também… Hoje com um pouco mais de idade não acredito mais em ideologias, fórmulas mágicas ou receitas de bolo instantâneas para que o mundo seja um lugar diferente e melhor. Atualmente sou mais da opinião de que pequenas mudanças de atitude e/ou cultura que qualquer pessoa pode adotar, ou pelo menos pensar em como adotar é que podem começar a fazer toda a diferença. E aí chegamos ao ponto fundamental deste escrito de hoje. Quero citar alguns exemplos práticos de como é possível, através de uma mudança de pensamento (metanoia) fazer uma mínima diferença neste mundão. O objetivo não é me gabar ou dizer: eu estou certo, vocês estão errados. Não! O objetivo aqui é: simplesmente inspirar! =D

Então, vamos em frente, deixem-se inspirar por essas 5 pequenas atitudes:

Reduzir o uso de sacolas plásticas
No primeiro de dia de 2011, como família, decidimos reduzir as quantidades de sacolas plásticas que usaríamos naquele ano. Um costume vira um hábito e em 2012, nem nos perguntamos se voltariamos a usar mais sacolas plásticas e continuamos usando elas cada vez menos. Tá certo que ainda não conseguimos chegar a um ponto de viver 100 % sem sacolas plásticas (apesar de eu acreditar que isso é possível, afinal a humanidade viveu desde sempre sem elas), mas estamos quase lá. Ultimamente, através da mídia ou de blogs por aí, tem se falado muito de como a sacola plástica é uma das vilãs do planeta terra, etc. Ao invés de repetir os argumentos e considerações já citados por todos, vou mostrar aqui parte da nossa coleção de sacolas reutilizáveis que usamos:

Sacolas de pano de Witmarsum

sacolas de pano são estilosas e ainda servem para carregar suas compras

Fazer a coleta seletiva do lixo

Separar o lixo é maneiro. SE-PA-RE! Começamos com isso a aproximadamente um ano atrás e assim como no casos das sacolas também já entrou na nossa cultura familiar. Lógico que muito ajudou o fato de atualmente a prefeitura de Palmeira estar fazendo a coleta do lixo separado na Colônia Witmarsum. Mas não adianta a prefeitura, governo ou seja quem for fazer o recolhimento da coleta seletiva se as pessoas não separam o lixo efetivamente. Na minha opinião, essa atitude é realmente fácil de se adquirir, e com um pouco de disciplina você chega lá. Não precisa de tanto esforço assim não.

Coleta seletiva em Witmarsum

SE-PA-RE! Se você sabe ler é fácil.

Usar a bicicleta como meio de transporte preferencial
Acho que já não é mais segredo pra ninguém que eu simplesmente amo a bicicleta! É uma paixão que já vem se estendendo em mim a alguns anos e que parece que não vai me largar tão cedo. Alguém definiu a bicicleta como meio de transporte da liberdade. Infelizmente poucos privilegiados conhecem a sensação de liberdade, de energia e de força que é andar de bicicleta, seja na cidade, seja no campo, e o melhor: é de graça, o ato de se mover não polui e você ainda faz bem pro seu corpo! Deve ser pelo medo, preconceito, preguiça ou falta de tentar mesmo, sei lá! Quanto a mim, locomover me assim virou um prazer!

Witmarsum Brazil Bike from tobiasthiessen on Vimeo.

Ao invés de cachorros ou gatos ter galinhas como “animais de estimação”
Sei que cachorros e gatos são fofos e legais, mas galinhas são pets muito mais roots e cools. Imagina ter um animal que você pode curtir em observar, se alimenta dos restos orgânicos da sua casa e que em troca te dá adubo e ovos! Hhhmmm, ovos: delícia! Minha irmã ganhou 5 pintinhos para o aniversário dela em fevereiro deste ano e que atualmente viraram 5 galinhas vistosas e que em breve estarão botando ovos para toda a família e amigos. São galinhas felizes, vivem em liberdade, ciscando pelos cantos e é uma alegria ficar olhando elas correndo por aí. Falta apenas um galo com um vozeirão pra cuidar delas e ser nosso despertador orgânico. Tanto elas como nós estamos aceitado doações!

Galinhas de witmarsum

impressionante como crescem em 4 meses

Plantar árvores
Essa é a mudança mais recente. E ainda não sei exatamente como vamos desenvolver. Acho que como os pontos acima, vamos aprender fazendo, buscando e simplesmente plantando árvores. Na verdade, pensando bem, é super fácil, é só começar! E já começamos, no ano passado, durante as comemorações do natal, plantamos 3 ipês e mais um árvore tipo pinheiro que tinhamos usado para a festa e que foi replantada. E para quem é de Curitiba e região recomendo o livro “Árvores de Curitiba” de Francisco Cardoso. O livro é bastante inspirador, no sentido que dá vontade de sair plantando árvores por toda Curitiba e te ajuda a, mais do que notar, a reconhecer as espécies e a classifica-lás em nativas ou exóticas e principalmente a aprecia-lás no seu caminho pelas ruas de Curitiba (ou de outras cidades da região). O livro está disponível em PDF gratuitamente, quem quiser é só entrar em contato.

ipê em dezembro/2011

ipê em junho/2012

Lógico que tem mais coisas que fazemos ou atitudes que ainda podem ser tomadas. Estamos longe de ser uma família modelo nas questões de sustentabilidade ou de cuidado da criação de Deus, mas devagar, passo a passo, mudando uma atitude de cada vez, inspirando e sendo inspirados chegaremos a mundo melhor! YES!

E agora chegou sua vez, amigo leitor, você também tem exemplos práticos que podem nos inspirar? Deixe sua contribuição aqui na caixa de comentários.
(publicado originalmente em http://tobiasthiessen.blogspot.com.br/ )

Advertisements

One thought on “5 atitudes que querem te inspirar

  1. Grande Tobias! Valeu pelas dicas, elas são sem sobra de dúvida muito inspiradoras… cada um dessas atitudes já fazem toda diferença.
    To contigo! grande abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s