Ética / Biodiversidade / Coletividade / Ecologia / Orgânicos

Nossa vida, nossas matas!

Nossa fabulosa região dos campos gerais, hospeda imponentes florestas de Araucária (Araucaria angustifolia), com sua singular biodiversidade de fauna e flora. A comunidade de Witmarsum está inserida nesse contexto de campos naturais e capões de floresta ombrófila mista. Hoje em dia já não tem mais as características naturais por causa das intervenções humanas e pouco sobrou dos campos gerais e das florestas devido, principalmente, a agricultura intensiva que se vem praticando nos últimos 50 anos na região.
Daí a importância de se proteger o que restou, ou ainda, muito mais que proteger é ajudar a natureza, plantando em tudo que é lugar, todo tipo de árvores e culturas diversificadas (consorciadas), criar os animais ao ar livre (soltos e felizes), ou seja, não usar agrotóxicos, trangênicos e adubos químicos que causam câncer e outras doenças, não fazer monoculturas de soja, milho, pinus, etc., não confinar os rebanhos de gado, aves e porcos em pequenos espaços e alimenta-los com hormônios para produzir e crescer mais rápido, não usar maquinas pesadas e lavrar a terra, porque isso compacta e causa erosão do solo, entre tantas outras atitudes que se fazem necessárias para o agricultor, frente aos danos ambientais, sociais e econômicos causados pela falta de ética do agronegócio.

Um grande video produzido na nossa região do Paraná, com a participação de agricultores agroecologicos de Palmeira e São João do Triunfo aborda práticas simples que podem ser adotadas por todo mundo e ainda traz uma boa reflexão dentro desse contexto de conservação ambiental, onde o homem vive em harmonia com a natureza, produzindo seu alimento com ética e segurança. Fica a dita!

(participação de Walter Steenbock e Anésio da Cunha Marques Marques)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s