Cultura / Menonitas / Permacultura

Criança que colhe come

Provavelmente todos aqueles que tem filhos pequenos, trabalham como babá ou, assim como eu, tem o privilégio de pegar emprestados os seus sobrinhos de vez em quando já passaram por esta situação:
Hora do almoço. A criança sentada apoiando a cabeça nas duas mãos de modo a ficar com a tão famosa “cara de bunda” alternando as frases “não quero” e “não gosto” com todo o tipo de caretas.
Bem, há alguns dias atrás quando estavamos “em posse” dos meus sobrinhos tive a experiência de ouvir as duas frases mais gostosas que eu já ouvi na hora do almoço: “Vou querer um pouco de tudo” e “Tá tudo muito bom”.
Se eu sou um cozinheiro tão bom assim? Nada disso. A resposta é muito mais simples do que aprender a cozinhar maravilhosamente bem. A resposta é deixar a criança participar do processo.
Tudo começa com um passeio pela horta no qual as crianças podem escolher tudo o que elas quiserem comer. No caso foram as batatas, o milho verde, brócolis, alface e a maior alegria de todas foi que “eu deixei” eles colherem até algumas flores(capuchinha) para comer.
Também durante o preparo eles puderam ajudar.
Tempo de preparo do almoço? Mais ou menos o dobro do que você levaria sem ajuda.
Mas o resultado não tem preço.

Partindo dessa experiência pessoal eu gostaria de incentivar todos que tem filhos a fazer essa experiência e compartilhar o resultado.
Não deixe seu filho crescer achando que a comida vem do supermercado. Se você por algum motivo não consegue ter a sua própria horta leve as crianças para conhecer a horta do produtor de quem você compra sua comida. Não sabe quem ele é? Nunca pensou nisso? Uma ótima oportunidade. Procure um pequeno produtor que plante com amor perto de você e adote ele como sendo seu. Acompanhe o processo de plantio, deixe seus filhos aprenderem junto e colha os benefícios.
Dica: Se você não sabe onde procurar um produtor tente a feira de orgânicos mais próxima da sua casa.

Advertisements

One thought on “Criança que colhe come

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s