Colônia Witmarsum / Ecoturismo / Mapa / Menonitas

Pé na estrada

Para quem é da estrada e gosta de viajar, é sempre uma alegria encontrar um bom mapa com indicações de lugares interessantes, hospitaleiros, com boa comida e muito verde…

…E qual é a relação disso com Permacultura? Hospitalidade, muito verde, boa comida e coisas interessantes são o que muitas estações de Permacultura oferecem! Lugares para se conectar com a natureza e descobrir os encantos de uma vida simples, harmoniosa, em que se cultiva o amor, a vida, ou próprio alimento, de forma natural.

Mas até agora era um tanto difícil achar esses lugares. E pensando em resolver isso, surgiu esse mapa com lugares estratégicos para se conhecer no Sul do Brasil.

1383834_361114040700020_1052975635_n

1794822_409956019149155_1683390398_n

Fonte: https://www.facebook.com/mapadeecoaldeas.abyayala

Na região próxima de Curitiba, podemos encontrar algumas estações de Permacultura com diferentes trabalhos. Desde cultivo hortifruti, sistemas agroflorestais, cultivo de meliponídeos, enfim várias possibilidades. Organizados em uma rede de permacultores, a maioria é vinculada ao Ipepa (Instituto de Permacultura do Paraná).

Desde 2009, a estação BioWit, localizada na Colônia Witmarsum, desenvolve pequenas ações relacionadas a Permacultura e Agroecologia. E quem lá visita pode conhecer os pomares agroflorestais, preservação da cultura menonita, conservação dos recursos naturais, banco de sementes, entre muito outros.

tn_311_600_Bike_0406!Como somos adeptos ao movimento 1 carro a menos, optamos por usar um meio de transporte alternativo. Assim já experimentamos sair pedalando para conhecer melhor nosso país e fomos sempre muito bem acolhidos nos lugares onde passamos. Por isso, hoje recebemos ciclistas viajantes de vários lugares do mundo, que com suas bikes chegam em Witmarsum para desfrutar um pouco da natureza.
Aqui, vai o link do relato das últimas duas visitantes vindas da Europa e que foram indicadas para conhecer o BioWit:

http://fourmidabletrip.canalblog.com/archives/2014/01/24/29033074.html

e o chines que resolveu chegar ao outro lado do mundo de bike, um lindo dia, apareceu em Witmarsum – confira a história desse pedalante aqui:

http://vimeo.com/59549552

CARPE DIEM

Advertisements

7 thoughts on “Pé na estrada

  1. Muito legal sua iniciativa cara, precisamos divulgar pois existem muitos outros lugares semelhantes espalhados pelo Brasil. Pra mim foi uma surpresa, pois pensava que a permacultura e a agrofloresta eram apenas um embrião no país. Agora estou mais animado cara, mais feliz, com uma perspectiva de que podemos vencer…
    Aho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Pingback: Ir e vir de bike! |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s