Gastronomia / Plantas medicinais / Saúde

Alternativas naturais para o Ibuprofeno

O Ibuprofeno é utilizado como analgésico, anti-inflamatório e antitérmico. Entretanto, o Ibuprofeno, como qualquer outro medicamento, apresentam vários efeitos secundários e adversos para a saúde. Um dos problemas está relacionado com a facilidade de adquirir os medicamentos e de se auto-medicar muitas vezes sem respeitar o tratamento, o tempo e a dose correta. Os principais problemas da utilização incorreta do Ibuprofeno, são: diarreia, dores abdominais, ulceras, dores de cabeça, problemas no coração e até infarto.

Por essa razão, apenas o médico pode prescrever e guiar o medicamento adequado para cada situação. A solução é consultar o médico da sua família antes de se auto-medicar. Outra solução para situações menores é optar pela prevenção usando medidas naturais que podem aliviar dores de maneira mais tradicional.

Existem muitas plantas que podem ser usados como remédios naturais para prevenir e curar diferentes doenças. Todas estas plantas podem ser cultivadas em casa e a maioria delas pode ainda ser utilizadas na hora de preparar as refeições.

Aqui sugerimos cinco plantas que curam e podem ser cultivadas em seu jardim:

1. Cúrcuma ou açafrão da terra – Possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, anti-sépticas e mantém saudáveis as articulações. Pode ser tomado em forma de pó ou comprimidos, geralmente em capsulas de 250 – 500 mg.

IMG_0573

Contra-indicações: Cúrcuma não deve ser usado por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar da Cúrcuma ser frequentemente usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de fazer isso, a cúrcuma pode ser um estimulante uterino.

Como se planta: Por divisão de rizomas, necessita de muito sol e pequena quantidade de sombra.

2. Lavanda – Tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, com sabor e serve ainda como repelente para impedir a entrada de insetos. Pode ser preparado em infusão e é excelente para adicionar a banhos de banheira como relaxante.

lavanda-tecnologia-e-treinamento

Como se planta: Pode ser cultivada em vasos, colocar no sol, pôr terra com areia para ter uma boa drenagem.

3. Arnica – Possui diversas propriedades medicinais, entre elas anti-inflamatória, antipirética e analgésica. É amplamente usada para tratar contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, entorses, cicatrização de ferimentos e furúnculos, reumatismos, traumatismos e outras lesões desportivas. Além de ser considerada estimulante e ter propriedades tônicas. Pode ser utilizada como infusão, pomada, gel.

Contra-indicações: O Chá das folhas pode ser tóxico causando vômitos, dores abdominais, abortos, bolhas na pele e aumento da pressão arterial. Não utilizar em feridas expostas, profundas, sem pele.

Como se planta: É uma planta de montanha, que se adapta muito bem em climas temperados, mas também em climas tropicais, gosta de muita exposição solar ( a máxima possível), tem necessidades de água moderadas, gosta de solos ricos em matéria orgânica de textura leve (areno-argilosos), com boa drenagem, mas úmidos. Propaga-se por semente ou por divisão de raízes

4. Pimenta caiena – Analgésico e efeitos anti-inflamatórios com os benefícios aromatizantes para o preparo de diversos alimentos. Pode ser usado por infusão, uma colher de chá de pimenta caiena em um copo de água quente. Beba ao longo do dia, em pequenos goles. Além disso, você pode encontrar na forma de pomadas, cremes, óleos. Deve-se ter cuidado para não inalar ou entrar em contato com as mucosas. Lavar as mãos após o manuseio ou usar luvas.

pimenta_de_caiena_01

Como se planta: O cultivo é por meio de sementes, gosta de solo bem adubado e é sensível a clima muito frio ou muito quente.

5. Gengibre – É uma raiz usada tanto na culinária quanto para medicina, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Possui ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O uso externo é indicado para a artrite, síndrome do túnel do carpo, contusões, torções, etc.O gengibre também é reconhecido como alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo. Ele pode ser usado como chás, no preparo de alimentos e em sucos.

gengibre-beneficios-1

Como se planta: O plantio é feito como rizomas. Pode ser cultivado em vasos grandes dentro de casa e é uma planta que tolera facilmente o frio.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s