Agroecologia / Ética / Ética Ambiental / Biodiversidade / Consciência / Meio Ambiente / Policultivo / Preservação / Sustentabilidade

Agroecologia e a arca de Noé

'The Sacrifice of Noah'Jacopo Bassano, circa 1574

‘The Sacrifice of Noah’Jacopo Bassano, circa 1574

Os tempos são outros, mas nos dias atuais o pequeno produtor agroecológico ouve exatamente os mesmos comentários que Noé ouviu na tão famosa história bíblica.

“O que diabos você está fazendo aí Noé? Você está louco? Não faz sentido fazer o que você está fazendo nos dias atuais.”

E como Noé, o pequeno produtor segue na sua missão, trabalhando duro, ouvindo que está gastando o seu tempo com algo sem futuro, que se ele gastasse o mesmo tempo fazendo outra coisa chegaria muito mais longe.

Ambos sabem que é importante guardar dois de cada espécie. E se Noé poderia ter guardado só vacas e galinhas na arca pois eram esses os animais que alimentavam a sua família, o produtor poderia usar a mesma lógica e plantar apenas soja e milho. Por sorte Noé botou também as hienas e as gralhas. Por sorte o pequeno produtor continua cuidando das beldroegas e dos tzimbalos.

Assim como Noé, o produtor sabe que Deus lhe deu essa missão não por sacanagem, mas sim por saber que ele é capaz de persistir, e de cuidar com amor, não de muito de dois, mas de dois de muito.

E como Noé, ele faz de seu pedaço de terra uma arca, e espera o dilúvio chegar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s