Uncategorized

Conexão

5496

Somos hoje, as pessoas mais conectadas da história da humanidade. Estamos conectados dia e noite em um mundo virtual no qual todas as informações podem ser retiradas, no qual nenhuma distância é intransponível e no qual podemos nos comunicar com todas as pessoas do planeta, os nossos celulares estão conectados com outros celulares, até mesmo os nossos carros estão conectados com os seus satélites, com redes de monitoramento, estações de rádios e redes de tv.

Mas será que somos mesmo as pessoas mais conectadas na história da humanidade? Existem indícios de que, em tempos remotos, habitaram , aqui na terra, antigos povos que viviam ainda mais conectados do que nós vivemos hoje.

Esse povo antigo era conectado com a sua comida, quando não era ele que plantava, ele sabia de onde vinha, de quem tinha ganhado, onde foi plantado e quem é que plantou, era conectado com a família, dizem que esse povo tinha o hábito de fazer as refeições em conjunto, e que, ao invés de se ver apenas nas últimas horas do dia, como no mundo civilizado, vejam só, essas famílias faziam várias atividades diárias em conjunto.

Fala-se também de uma conexão entre vizinhos, uma conexão baseada em ajuda mutua no qual a troca de produção e trabalho eram antes uma regra do que uma exceção. Nessa tão distante civilização era possível observar, geralmente no final do dia, vizinhos se encontrando para trocar, nessa hora, ideias, impressões e, o mais impressionante: olhares.

Bem, até aí o leitor mais imaginativo talvez até consiga esboçar uma imagem dessa sociedade, acontece que, e é aqui que entra a polêmica, dizem os relatos que esse povo possuía uma conexão com a natureza. Segundo estudos, nessa sociedade acreditava-se que o homem era um elemento da própria natureza, e como parte de um todo ele deveria se comportar de forma a não perder essa conexão. Para facilitar a vida do leitor, lembremos da sensação que sentimos quando ficamos sem sinal de celular. Acreditamos que essa mesma sensação de vazio interior era sentida quando uma pessoa perdia a conexão com a terra.

Mas no que consistia essa conexão? Bem, caro leitor, é aí que a coisa toda fica complicada. Sabemos que esse povo observava a lua e os efeitos dela na vida, fosse na hora de derrubar uma árvore, fosse na hora de semear uma das muitas espécies que eles cultivavam. Sabemos também que essas pessoas acreditavam em ervas que ajudavam a equilibrar o corpo, sabemos que eles falavam em deixar a terra descansar para não criar uma sobrecarga. Há quem diga que os próprios animais que serviam de alimento eram tratados com respeito, possivelmente por medo de essa conexão ser perdida.

Apesar de controverso, há até mesmo quem afirme que essas pessoas possuíam uma estranha conexão com o que os povos chamavam de Deus. Mas com medo de estar indo longe demais, prefiro parar aqui para não assustar o leitor que me acompanhou bravamente durante essas linhas repletas de suposições e remotas possibilidades.

Fato é que existem muitas conexões que um dia foram amplamente utilizadas e que nunca se desenvolveram o suficiente para chegar até o nosso mundo virtual. Apesar de sabermos hoje que o mundo virtual é muito mais eficiente e conta com uma vasta gama de tipos de conexões, não podemos simplesmente afirmar com certeza que somos o povo mais conectado da história da humanidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s