Ética Ambiental / Design / Ecologia / Meio Ambiente / Permacultura / Projetos / Uncategorized

Programa Sementinha – “A chegada na Trilha da Vida”

Fim de semestre, e para as crianças as férias chegaram! =) Para nós, esse é o tempo de avaliar o que já foi feito até aqui – horta, composteira, início do pomar, capacitação dos professores, oficinas com os pais – e ir colocando em prática o design permacultural que foi planejado para a escola. E por falar em nisso, hoje vamos mostrar como ficou o design da escola.

Contextualizando: um design permacultural, sempre será dividido por zonas. No começo da Permacultura, Holmgreen e Mollison falavam das zonas 0 a 5, sendo na seguinte ordem:

A zona 0 é o espaço construído habitação, onde o gasto de energia é intenso.
A zona 01 é dedicada a produção, manipulação e beneficiamento de forma intensiva dos alimentos. Ela sempre fica o mais perto possível da zona 0, para que facilita a manutenção e colheitas.
A zona 02 –  O pomar ou a frutifloresta ou até floresta de alimentos como é conhecida é a caracterização desta zona. Este espaço é subseqüente a zona 01, pois a zona 02, também deve estar próxima a casa.
A zona 03 – É um espaço que pode ser considerado como área de acolhida, de divulgação, de recebimento. Pode ser utilizada como área de plantio destinada a venda e assim, a uma renda extra.
A zona 04 – É a area de implantação da Agrofloresta, um espaço preparado para render no futuro, acumulando energia.
A zona 05 – Area de contemplação. É o lugar que vamos para aprender como a natureza trabalha. É uma reserva natural para manter a qualidade ambiental de toda a propriedade, geralmente é um espaço que fica intocado, e que no máximo se vai para observar, contemplar.
Hoje, já pode-se perceber uma pequena mudança no conceito de zonas, a inclusão de uma zona -1 que considera a pessoa e a zona 6 que considera o cuidado com o entorno – vizinhos – da propriedade, como sendo parte integrante do design.
Tendo apresentado isso, vamos ao design pensado para a escola.
DESIGN PERMACULTURAL_SERCRIANÇA.

(Esse mapa será colocado na escola, por isso o “Você está aqui!”)

Nesta semana, demos inicio a capacitação dos professores para uso e manutenção da composteira. Na tarde da última sexta feira, tivemos uma conversa sobre lixo. Como ter, e criar, consciência do lixo que geramos? Como fazer o descarte correto? Como aproveitar melhor o lixo orgânico? Enfim, foi um momento de pensar, trocar experiências

e aprender.

Compostagem_sementinha

Martin conversando com as professoras sobre como se dá o processo de compostagem e como deve ser feita sua manutenção.

compostagem_sementinha

Uma boa composteira não tem cheiro, e sempre tem equilíbrio entre carbono e nitrogênio. =)

Depois disso, fomos conferir como está ficando o preparo da zonas 3, 4 e 5. Na zona 5, começamos a “Trilha da vida”, um espaço para contemplar a natureza, conviver e confraternizar. A trilha será finalizada durante as férias, depois será inaugurada pelas professoras. Em seguida será a vez dos pais, e depois na volta as aulas será a grande novidade para os alunos!

Trilha_da_vida_raizes

As raízes são uma obra de arte a parte para serem observadas na trilha.

Trilha_da_vida

Observar a natureza e seu comportamento diante das adversidades é essencial para aprender!

Trilha_da_vida

Com tanta diversidade essa trilha não poderia ter outro nome.

Trilha_da_vida

E você, sabe qual medicinal é essa?

_MG_8471 _MG_8472 _MG_8474

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s