Quem somos

   Somos um coletivo de amigos que busca ações práticas e reflexões sobre uma forma de viver mais simples e em harmônia com a natureza. Nossas bases epistemológicas fundamentam-se nos princípios da permacultura e agroecologia. Temos como objetivo preservar a cultura menonita; cuidar da terra e das pessoas; garantir a segurança e soberania alimentar; proteger e aumentar os recursos naturais; desenvolver a economia solidária; apoiar a educação ambiental e o ecoturismo; e por fim, incentivar a arte, a cultura e a integração do homem com a natureza

   Pertencemos a Colônia Witmarsum, Palmeira – PR, e buscamos preservar nossas tradições menonitas e adotar práticas de vivência sustentável, como, por exemplo, desenhar propriedades eficientes para produzir o alimento e a energia que consumimos, resgatar ações solidárias como mutirões para trabalho coletivo, trocas de alimentos, experiências e conhecimento, e sobretudo, inspirar mais pessoas para conservar a cultura menonita e proteger nosso ecossistema.

   Primeiro procuramos mudar a nós mesmos, passando a ter uma vida mais simples, resgatando saberes tradicionais, valores éticos e princípios ecológicos. Para que assim, possamos demonstrar experiências e práticas para que outras pessoas aceitem mudar o modo como vivem e dessa forma possamos encontrar autonomia no ambiente em que vivemos, sem que seja preciso a dependência de recursos externos. Ou seja, buscamos agir regionalmente para garantir a segurança a soberania alimentar e energética no lugar onde vivemos.

   Atuamos de modo descentralizado em estações de permacultura que existem desde 2009. São propriedades rurais nas quais são aplicados os conhecimentos tradicionais da comunidade, resgatando os saberes culturais e aliando a estes os princípios éticos da permacultura e agroecologia.

Se gostou, Apoie aqui! 

This slideshow requires JavaScript.